Neste 03 de junho de 2019 a TAP completa seus cinco primeiros anos de operações no Aeroporto Internacional de Val de Cans, em Belém. Nesta meia década a empresa se firmou como a melhor opção para os paraenses que desejam ir à Europa. A rota direta para a Europa, junto com o voo da Latam para Miami, marcou o início de um novo período em nossa cidade, onde não se faz mais obrigatório fazer conexão em outras cidades brasileiras antes de seguir para os Estados Unidos ou Europa.
Com as vendas iniciadas em outubro de 2013, inicialmente o voo TP35 operou a rota Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa, em voo triangular, que inaugurou no ano seguinte. Para atender a crescente demanda, em 2016 a TAP decidiu cancelar a escala em Manaus, atendendo Belém com voos diretos para Lisboa nos dois sentidos, consolidando o sucesso da ligação Pará-Portugal, mesmo com a instabilidade econômica e câmbio adverso, este voo tem apresentado números razoáveis em meio à crise, sendo realizadas mais de 100 ligações anuais entre Lisboa e o Norte do Brasil.
![]() |
A330-200, aeronave que opera os voos entre Lisboa e Belém. |
Segundo dados da ANAC, até abril deste ano, no sentido Belém-Lisboa, a TAP transportou certa de 128 mil passageiros em 624 voos, com média de 206 passageiros por voo, com destaque para o ano de 2015, onde mais de 27 mil passageiros partiram de Belém em direção ao velho continente. Também merece destaque a alta temporada de verão europeu, entre junho e setembro, onde em muitos anos as ocupações ultrapassam a casa de 90%.
Já entre Lisboa e Belém, até abril de 2019 foram transportados mais de 90 mil passageiros, sendo 2018 o melhor ano em termos de ocupação, onde os 24.336 passageiros trazidos à Belém contribuíram para um crescimento na ocupação média dos voos, que ultrapassou os 72%.
Desde o início das operações, a TAP tem variado o número de frequências para a capital paraense, sendo duas na baixa temporada e três no verão europeu. Além da retirada de Manaus e variação de frequências, o voo que em sua fase inicial saía de Lisboa no início da tarde e chegava à Belém por volta das 18h, passou a chegar em Belém já pela noite, permitindo aos turistas paraenses um horário mais conveniente para deixar Portugal.
![]() |
A330-200: Capacidade para 268 passageiros |
Nestes cinco anos, o UZ7 acompanhou de perto as operações da TAP, inclusive visitando um dos A330 da companhia por ocasião do primeiro voo direto entre Lisboa e Belém. Além disso, acompanhamos os voos com três flight reports, tanto no sentido Belém-Lisboa (inclusive na classe executiva) quanto de Lisboa à Belém.
Em breve, espera-se que a TAP mais uma vez traga novidades para o mercado em Belém. Com a chegada dos A321neo LR, a empresa deve começar a voar com essa aeronave para os voos entre Belém e Lisboa. Por ser mais econômica em voos longos, é esperado que haja um aumento do número de frequências entre as duas cidades, o que trará mais opções de voos sem escalas para a Europa com tarifas mais baixas.
0 comentários :
Postar um comentário