TAP comemora cinco anos de operações em Belém

Neste 03 de junho de 2019 a TAP completa seus cinco primeiros anos de operações no Aeroporto Internacional de Val de Cans, em Belém. Nesta meia década a empresa se firmou como a melhor opção para os paraenses que desejam ir à Europa. A rota direta para a Europa, junto com o voo da Latam para Miami, marcou o início de um novo período em nossa cidade, onde não se faz mais obrigatório fazer conexão em outras cidades brasileiras antes de seguir para os Estados Unidos ou Europa.
A330-200, aeronave que opera os voos entre Lisboa e Belém.
Com as vendas iniciadas em outubro de 2013, inicialmente o voo TP35 operou a rota Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa, em voo triangular, que inaugurou no ano seguinte. Para atender a crescente demanda, em 2016 a TAP decidiu cancelar a escala em Manaus, atendendo Belém com voos diretos para Lisboa nos dois sentidos, consolidando o sucesso da ligação Pará-Portugal,  mesmo com a instabilidade econômica e câmbio adverso, este voo tem apresentado números razoáveis em meio à crise, sendo realizadas mais de 100 ligações anuais entre Lisboa e o Norte do Brasil.

Segundo dados da ANAC, até abril deste ano, no sentido Belém-Lisboa, a TAP transportou certa de 128 mil passageiros em 624 voos, com média de 206 passageiros por voo, com destaque para o ano de 2015, onde mais de 27 mil passageiros partiram de Belém em direção ao velho continente. Também merece destaque a alta temporada de verão europeu, entre junho e setembro, onde em muitos anos as ocupações ultrapassam a casa de 90%.

Já entre Lisboa e Belém, até abril de 2019 foram transportados mais de 90 mil passageiros, sendo 2018 o melhor ano em termos de ocupação, onde os 24.336 passageiros trazidos à Belém contribuíram para um crescimento na ocupação média dos voos, que ultrapassou os 72%.

A330-200: Capacidade para 268 passageiros
Desde o início das operações, a TAP tem variado o número de frequências para a capital paraense, sendo duas na baixa temporada e três no verão europeu. Além da retirada de Manaus e variação de frequências, o voo que em sua fase inicial saía de Lisboa no início da tarde e chegava à Belém por volta das 18h, passou a chegar em Belém já pela noite, permitindo aos turistas paraenses um horário mais conveniente para deixar Portugal.

Nestes cinco anos, o UZ7 acompanhou de perto as operações da TAP, inclusive visitando um dos A330 da companhia por ocasião do primeiro voo direto entre Lisboa e Belém. Além disso, acompanhamos os voos com três flight reports, tanto no sentido Belém-Lisboa (inclusive na classe executiva) quanto de Lisboa à Belém.

Em breve, espera-se que a TAP mais uma vez traga novidades para o mercado em Belém. Com a chegada dos A321neo LR, a empresa deve começar a voar com essa aeronave para os voos entre Belém e Lisboa. Por ser mais econômica em voos longos, é esperado que haja um aumento do número de frequências entre as duas cidades, o que trará mais opções de voos sem escalas para a Europa com tarifas mais baixas.

0 comentários :

Postar um comentário