[Flight Report] De Belém a Lisboa na classe executiva da Tap

Embarque conosco em mais um Flight Report, dessa vez voamos entre Belém e Lisboa nas asas da Tap, com direito a classe Executiva! Nosso leitor Luiz Paulo Pina embarcou rumo a Europa e nos encaminhou o relato. Aproveitamos a oportunidade para agradecê-lo pela confiança, vamos ao que interessa!

No dia 18 de maio de 2015 tive a felicidade e o privilégio de fazer a viagem no trecho Belém - Lisboa para passar minhas férias na Europa. Passagem comprada direto no site da companhia, era só esperar o dia do voo. Chegando no aeroporto, fiz o check-in fila destinada aos passageiros da classe executiva, de maneira ágil e eficiente. Pouco tempo depois, cartão de embarque na mão, era hora de passar pela Polícia Federal e embarcar. Até então, o voo TAP 41 estava cumprindo o trajeto dentro do previsto, e realmente chegou no portão 06 dentro do esperado, apesar da chuva que caia na cidade. Às 19h00 foi autorizado o embarque na aeronave Airbus A330 CS-TOQ, batizada de Pedro Teixeira.


Fui recebido pelas comissárias e me encaminhei até a poltrona 1H, onde já se encontrava um kit com travesseiro, cobertor e um excelente headphone.


Logo ao sentar, foi oferecido um drink de recepção: Suco de Laranja, champanhe ou chá, e acabei optando pelo suco. Antes da decolagem também foram oferecidos jornais e revistas, locais e nacionais (Jornal O Liberal e Diário do Pará, inclusive).


Em seguida, o comandante deu as boas vindas aos passageiros e logo iniciamos o pushback. O voo saiu com classe econômica completamente cheia e a executiva parcialmente ocupada, bom sinal. Nosso taxiamento foi iniciado às 19h35, e fomos informados pela tripulação que o nosso voo teria a duração de 7 horas e 20 minutos. Às 19h40 o avião finalmente decolou da pista 06 em Belém rumo a Lisboa, coisa que não poderíamos fazer pouco tempo atrás, realmente esse voo facilita bastante a vida de quem sai da região Norte para a Europa. Nos primeiros 40 minutos de voo, enfrentamos turbulência forte devido o mau tempo. Após isso, quando a turbulência cessou, o serviço de bordo pôde ser iniciado com a entrega da carta de vinhos assim como o menu para o jantar. Antes do jantar ser iniciado, foi servido uma entrada composta de queijo branco com tomates cereja e manjericão acompanhado de nozes caramelizadas.


Além disso, para quem quisesse também foi oferecida uma sopa de camarão: excelente!


Quanto a bebida, optei novamente pelo suco de laranja. Dentre várias opções elaboradas pelo renomado Cheff paraense Thiago Castanho, optei pelo Arroz de Pato com castanhas do Pará, que diga-se de passagem, estava uma delícia.


Um detalhe que me chamou a atenção foi quanto ao conhecimento do comissário em relação aos vinhos. Ele tinha o cuidado de explicar qual o melhor vinho para cada tipo de prato escolhido pelos passageiros, de maneira que tudo "combinasse", ponto para a Tap! Para fechar o jantar, um creme de bacuri com um toque de café.


Após o jantar foi oferecido café, chá e vinho do porto. Devido as turbulências, o serviço de bordo de jantar teve que ser interrompido por 2 vezes, mas nada que causasse nenhum transtorno aos passageiros. Depois desse delicioso jantar, restou-me transformar minha poltrona em cama e escolher um filme para dormir. No sistema de entretenimento da Tap, existem diversas opções de filmes, jogos, seriados de TV, documentários, etc. Acabei escolhendo o filme nacional: O Candidato Honesto.


Antes de dormir, aproveitei para acionar a opção massageador da poltrona, que efetua uma maravilhosa massagem na região lombar. Depois de uma excelente noite de sono, ao acordar, o café da manhã já estava sendo servido, por volta das 5h45. Uma farta bandeja com pães, café, suco, iogurte, entre outras coisas.


Inclusive, aos que desejassem mais, bastava apenas solicitar aos comissários, sempre muito atenciosos. Às 6h00 já se avistavam os primeiros raios de sol, uma cena muito linda de se ver nas alturas, culminando com o nascer completo do sol.


Neste momento o comandante informava que tinhamos mais 1 hora de voo até chegar a Lisboa, e já começando a preparar a nossa descida. Neste momento, a velocidade do voo estava em aproximadamente 870Km/h. Todo o restante do voo foi muito tranquilo, sem nenhuma turbulência, era como se o avião estivesse parado em solo. Às 6h35 foi iniciada a descida para aterrizar no aeroporto internacional de Lisboa, mais uma vez o Comandante passou as últimas informações do voo, complementando com as condições de tempo em Lisboa: cidade parcialmente nublada, com 14 graus Celsius e ventos moderados. Às 7h01 o voo TAP 41 toca o solo português de maneira bem suave, encerrando este voo maravilhoso entre Belém do Pará e Lisboa. Desembarque prioritário da classe executiva, e pouco tempo depois já estava pegando minhas malas e colocando os pés no velho continente, minha segunda casa.

2 comentários :

  1. O produto ofertado pela TAP, está ultrapassado. Vale apenas pelo preço e a comodidade do voo direto.

    ResponderExcluir
  2. Achei o relato bem legal mas concordo com o comentário acima: hoje em dia a TAP oferece um dos piores (senão o pior) serviço de executiva no mercado e é de longe a executiva mais fraquinha que já voei.

    ResponderExcluir