[Flight Report] De Belém a Miami nas asas da Tam


E ai pessoal, tudo bom? Na quarta tive a oportunidade de voar sem escalas entre Belém e Miami pela Tam, no novíssimo Boeing 767-300 recebido pela vermelha diretamente da Lan que em nada se compara com os antigos 767’s da Tam, carinhosamente apelidados de 'caveirão'. Em Agosto de 2013, depois de uma longa negociação entre o Governo do PA e a Tam, a cia solicitou operar a rota aérea entre a capital paraense e Miami, a partir de 15 de Dezembro daquele mesmo ano. Apesar da autorização ter sido concedida, a rota teve seu início adiado para fevereiro de 2014, coincidindo com as minhas férias. Após esperar o início da venda, comprei a passagem por cerca de R$ 1.100,00 com taxas, hotéis reservados e roteiro de viagem definido, era só esperar o dia. A ansiosidade de experimentar o voo nos seus primeiros dias “de vida”, e pela primeira vez ter a oportunidade de sair do Brasil sem a necessidade de fazer escala em outros aeroportos era enorme. E finalmente o dia chegou! Acabei acordando cedo para arrumar a mala, separar a documentação, e fazer tudo o que tinha pra fazer sem pressa. Após o almoço em casa, fui pro aeroporto cumprir as 2 horas de antecedência para realizar o  check-in. Cheguei no saguão do querido ‘Valdeco’ às 12:15, e logo entrei na fila pra despachar bagagem. Em menos de 10 minutos estava com o cartao de embarque.





Algumas modificações no terminal foram planejadas para receber com maior qualidade os voos internacionais da Tam e da Tap, dentre elas, o novo embarque exclusivamente internacional. Esse novo acesso, será muito útil para reduzir o fluxo no atual acesso doméstico, evitando que uma longa fila se forme. Antes de embarcar, uma rápida olhada no monitor pra conferir o horário do voo, e em seguida segui para o embarque internacional.

Após passer por 1 dos 3 postos de atendimento da PF, entrei na sala de embarque, separada por uma “parede de vidro” dos voos domésticos, uma pequena quantidade de passageiros já aguardava o voo. O destaque da sala deveria ser o Duty Free da espanhola Aldeasa. Apesar de pronto desde 2013, a loja ainda não foi inaugurada . Já tinha visitado outros Dutys Free da Aldeasa, e a loja aqui deve seguir o mesmo padrão, com uma grande diversidade de produtos e marcas, e com um preço razoável.

Sala de embarque no Gate 5


 
Gate 06

Demoraram para chamar para embarque, que iniciou apenas as 14:00, nesse momento a sala de embarque estava completamente lotada. Primeiro embarcaram a executiva e depois seguindo a ordem de prioridade que já conhecemos (Idosos, Gestantes, Mulheres com crianças de colo…). Imediatamente após o anúncio uma fila enorme foi formada, mas sem muita demora o embarque da econômica começou a ser realizado.


                           

Meu assento no mapa - Seat Guru
               



Lembrando que o 767 possui 30 assentos na classe executiva, configuração 2-2-2, e 191 na  econômica obedecendo a configuração 2-3-2. Meu assento foi o 30L, janela.  A aeronave em questão era o PT-MSX, recebido em 02/07/2013 após 7 meses de uso pela Lan, realizando seu primeiro voo em 20/11/2012. Já tive a oportunidade de voar nos 767’s da chilena, e sabia do excelente nível de conforto que a aeronave proporciona. Simplesmente dá vontade de não sair do avião!!!!











Duas ultimas fileiras da executive, unicas sem passageiros



Ao entrar na aeronave, a tripulação nos recebia com as boas vindas e fui autorizado a uma rápida visita ao cockpit. Esperamos todos os passageiros embarcarem e o fim do carregamento da aeronave para às 14:48 iniciarmos o push-back. Em cada assento, travesseiro, cobertor e um kit amenidades. Speech devidamente realizado, motores acionados, era hora de partir. Iniciamos táxi para a pista 06 e alguns minutos depois já estávamos decolando rumo aos Estados Unidos.














Depois da decolagem, logo os comissários entregaram os formulários de imigração nos Eua e iniciaram a preparação do almoço. Tivemos duas opções, carne ou massa, acabei optando pela segunda. Realmente, pelo horário, não esperava que o almoço fosse servido, e estava bom. Ponto pra Tam! Alem do almoço, os comissários entregavam um sanduíche extra para quem quisesse comer mais tarde.

 Apos as refeições, sobrou muito tempo para aproveitar o entretenimento individual, com diversas opções para todos os gostos. Mantivemos 38.000 pés durante todo o voo. Saímos do Brasil passando inicialmente pelo Suriname, e passando em seguida por Port of Spain e outras ilhas no Caribe.

Travesseiro

Kit Amenidades


















Formulários americanos






Tomada!

Alguma ilha no Caribe

Chegando!


Iniciamos descida as 18:08 no horário de Miami, 20:08 no horário de Belém. Um pequena parada a 32.000 pés para continuar a descida logo depois. Sem muita demora, iniciamos aproximação para a pista 09 em Miami, seguindo várias outras aeronaves que também pousaram lá. Nosso pouso ocorreu as 18:57 hora local, seguida de um rápido táxi para o portão J7 no Concourse J, onde a Tam opera. (Vídeo apenas para registro, a qualidade não ficou das melhores...)





O desembarque ocorreu de forma muito ágil, em menos de 10 minutos já estávamos esperando na fila da imigração (Por razões óbvias, sem fotos dessa área). 30 minutos esperando na fila para finalmente ser interrogado atendido pelos agentes alfandegários americanos. Com a demora na imigração, as malas já estavam nos esperando, organizadas em fila. Em seguida, caminhamos pela segunda "barreira" de inspeção para em seguida chegar ao belo saguão do aeroporto.







Saguão do Concourse J
Espero que tenham gostado da avaliação, quando retornar ao Brasil publicarei a avaliação do voo de volta. Ate a próxima!

6 comentários :

  1. Parabéns Raphael... realmente, este voo é excelente...

    ResponderExcluir
  2. a tap tambem vai operar em belem?? a partir de quando

    ResponderExcluir
  3. VC sabe me falar alguma coisa sobre Surinam
    sabe de alguém que tem milha internacional para vender

    ResponderExcluir
  4. Achei essa página zapeando pela net.. muito legal a sua experiencia Raphael! Em breve terei a minha nesse mesmo vôo e espero poder ser tão boa quanto a sua! Tem botão de curtir aqui?!? :)

    ResponderExcluir