Infraero realiza licitação para melhorias na pista do Aeroporto de Belém

A Infraero publicou nesta terça-feira (11/2), no Diário Oficial da União (DOU), edital de licitação para execução de ranhuras (utilizando técnica de grooving) no pavimento da pista de maior extensão – 2.800 metros – do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA). A abertura do pregão eletrônico está marcada para o dia 21/2, pelo critério do menor preço global. O investimento previsto é de cerca de R$ 867 mil.



      Os serviços serão executados em 400 metros da pista, em local de frenagem das aeronaves, e têm como objetivo melhorar o escoamento de água da pista e reforçar a segurança das operações. 

      A empresa vencedora da licitação terá até 30 dias para concluir os trabalhos, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço, documento que autoriza o início das obras.

      Destacamos que os trabalhos realizados no final de 2013 não contemplavam a instalação de ranhuras com técnicas de grooving e tinham como objetivo a revitalização da pista do aeroporto com ações de recapeamento parcial (troca de asfalto no cruzamento das pistas), revitalização do pavimento, restauração e execução da nova sinalização horizontal (pintura) da pista. Essas obras tiveram investimento de R$ 4,6 milhões.

      Além da pista principal, o Aeroporto Internacional de Belém conta com pista auxiliar de 1.800 metros que está homologada para receber pousos e decolagens . A pista está operacional e pode receber pousos e decolagens sem restrições*, mesmo em dias de chuva forte.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero

* Segundo o DECEA ( Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tanto a pista auxiliar quanto a principal apresentam restrições durante chuvas fortes, com vários pontos de acúmulo de água

0 comentários :

Postar um comentário