Conhecendo o A330 da TAP: Primeiro voo Lisboa-Belém

Conforme anunciamos aqui no site no início de janeiro, após a promoção relâmpago pelos 400 anos de Belém, a cia aérea portuguesa informou que a partir do dia 05/03,  a escala em Manaus seria suprimida.
 Apesar do cancelamento na capital amazonense, a permanência do voo na Região Norte do Brasil mostra que mesmo diante da situação econômica atual, é viável manter operações na região, mesmo que com eventuais cortes pontuais, mostrando a ampla visão de mercado que a TAP possui e o potencial que a região tem. Dessa forma, no último sábado o voo TAP 47 decolou de Lisboa pela primeira vez com destino a Belém, em voo que dura aproximadamente 7 horas. A aeronave que cumpriu o voo, de matrícula CS-TOH, ostenta a pintura Star Alliance, aliança global que Tap participa. Com o novo horário de operação em Belém, a vida dos spotters e entusiastas ficou mais fácil, uma vez que o novo horário de chegada permite fotos ainda com luz. Felizmente, no segundo voo, realizado na última segunda-feira, tivemos a oportunidade de entrar na aeronave e mostrar todos os detalhes que os passageiros que voam com a Tap encontram. 
Finalizando com os nossos sinceros agradecimentos à Infraero Belém e Equipe TAP Belém, que tornaram essa matéria possível. Confira as fotos:



Star Alliance pousando em Belém no primeiro voo!


CS-TOJ pousando na última segunda-feira













O A330-200 da Tap possui diferentes configurações na frota de A330, dependendo da aeronave. No caso do CS-TOJ, "Dom João II o Príncipe Perfeito", a classe executiva possui 24 assentos, e a econômica comporta 235 passageiros, com motorização Pratt & Whtiney, diferentemente de outros A330 que utilizam motores GE. Confira aqui nosso Flight Report voando Classe Executiva na Tap


Cockpit A330-200


Cockpit e o Terraço Panorâmico



Classe Executiva

Luzes de Leitura


Posições da Poltrona da Classe Executiva
Além disso, fomos autorizados a entrar no Crew Rest Area, popularmente conhecido como "Sarcófago" da aeronave, a área de descanso da tripulação, feito durante o revezamento dos tripulantes em voo. O acesso à essa área, fica em uma porta próxima aos banheiros da classe econômica, em nível inferior à cabine de passageiros.

Área de Descanso da Tripulação
Classe Econômica


Kit Distribuído aos passageiros



Safety Card




6 comentários :

  1. Sensacional as fotos! Matéria muito bem escrita, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional as fotos! Matéria muito bem escrita, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Exelente matéria. já vi o avião da TAP em Belém , mas conhecer a aeronave por dentro eu nunca tinha visto. parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Excelente reportagem, um agradecimento ao Raphael Magalhães e ao Diego Gomes pelas fotos e tmb um agradecimento aos TAP pelas facilidades concedidas na reportagem.

    ResponderExcluir