Um clássico de 1943 em Macapá!


Esteve de passagem por Macapá entre ontem e hoje o Howard DGA-15P, de matrícula PR-ZDK. A aeronave, procedente de Campinas, fez escalas em Uberlândia-MG, Goiânia-GO, Gurupi-TO, Paraíso do Tocantins-TO,  Araguaína-TO, Marabá-PA e Belém, antes de pousar em Macapá às 14h de domingo.
Esta não é a primeira vez do ZDK em Macapá. Em fevereiro de 2012, o avião pousou no Aeroporto Alberto Acolumbre com a matrícula americana N65046, para escala técnica e procedimentos de nacionalização, pois à época, vinha dos Estados Unidos para ser entregue ao seu novo dono no Brasil.
O DGA-15P é uma aeronave civil que foi produzida pela Howard Aircraft Corporation entre 1939 e 1944, sendo o PR-ZDK do ano de 1943. A aeronave, que na sucedeu os DGA-7, 8, 9, 11 e 12, foi um sucesso de vendas na época, sendo bastante utilizada por astros de cinema e inclusive pela Marinha dos Estados Unidos, que solicitou os DGA-15 civis da época para atuar na Segunda Gurra Mundial como ambulância aérea. O sucesso foi tanto que a Howard  produziu centenas de exemplares para a Marinha durante a guerra.
O PR-ZDK está a caminho dos Estados Unidos para ser vendido na 42ª edição da Sun and Fun 2016, a segunda maior feira de aviação do mundo, que ocorre na cidade de Lakeland, na Flórida, entre 5 e 10 de abril. No Brasil, o ZDK era o único DGA-15 a operar no país. 
PR-ZDK ainda com a matrícula americana N65046, em 2012.
Assim como registramos a entrada da aeronave no Brasil em 2012 (foto ao lado), também pudemos registrar agora a sua partida, que aconteceu na manhã desta segunda feira. O PR-ZDK segue longa viagem até Lakeland, voando em média entre 125 e 130 nós, fazendo escalas em Caiena (Guiana Francesa), Georgetown (Guiana Inglesa),  Saint George's (Granada) ou Piarco (Trindad e Tobago), Fort de France (Martinica), StMaarten (Antilhas), Punta Cana (República Dominicana), Providenciales (Turks e Caicos), Great Exuma (Bahamas) e Fort Laudarlale (Estados Unidos).
Agradecemos aos Comandantes Carlos Edo e Dênis Schwarzenbeck, que nos permitiram fotografar a aeronave e desejamos um bom voo e vida longa ao PR-ZDK! Vamos aos registros!







































































Comandantes Carlos Edo, Dênis Schwarzenbeck e o spotter/editor que vos escreve.


4 comentários :