O aeroporto mais extremo ao norte do Brasil

Olá amigos, hoje pedimos licença para voar além da UZ7, vamos em direção ao extremo norte do Amapá, quem já ouviu a expressão do Oiapoque ao Chuí sabe aonde vamos. Pois bem, a cidade de Oiapoque já não é o ponto mais ao norte do País, porém, ainda possui o Aeroporto mais extremo ao Norte do Brasil, cuja pista atual mede 1200 metros possuindo uma pavimentação muito boa. O atual plano de aviação regional lançado pela Secretaria de Aviação Civil contemplou unicamente o de Oiapoque (OYK), previsões davam conta que a antiga Base Aérea do Amapá também aparecesse na lista, com as reformas e modernizações previstas naquele, todavia, em pesquisa realizada as informações dão conta que a licitação foi fracassada.
Atendido no passado por regionais como Penta Linhas Aéreas e Puma Air, a cidade deixou de ter voos regulares entre os anos de 2006/7, com apenas 13* voos em 2007 a partir de Belém. Na atual situação a cidade retorna as atenções para si, principalmente após a 11ª rodada da Agência Nacional do Petróleo que licitou a bacia da Foz do Amazonas, cujas pesquisas estão em sua fase inicial. Os reflexos são claros na rotina dos aeroportos da região, vide os cargueiros que passaram por Belém no fim de 2013 e o retorno de aeronave de média densidade ao Aeroporto de Oiapoque, sem certeza da afirmação, de 2006 para os dias atuais pode ter sido o turboélice civil de maior capacidade a pousar no extremo norte, sendo o primeiro ATR.
Portanto, após 8 anos OYK voltou a figurar (ou melhor, passou) no sivnet da Infraero, e brindamos as operações realizadas pela MAP Linhas Aéreas, fretamento, que recolocaram Oiapoque como destino regional. Vejamos alguns registros:

    
PR-MPO no Pátio


Obras nos arredores

Map Linhas Aéreas

PR-OMN para operações offshore


Agusta 139 (A139)





Mais obras

Equipamentos para apoio em solo 

PAM 9040/1

Omni Táxi Aéreo e Aerotop Táxi Aéreo (fundo)

Visão do Pátio


Atr 42-300

Instalações internas em OYK

Instalações apesar de simples parecem limpas

Saguão

"Balcão de Check-in"?!?

Visão Geral

Sala AIS


Vista Externa

VPF da Aerotop

Visão Geral do Pátio

Última reforma realizada em 2008


Agradecimento ao amigo do grupo UZ7 Felipe Chedieck pela gentileza das imagens do ATR da Map Linhas Aéreas no solo em OYK.
*Fonte: Anuário estatístico 2007 da Anac.

0 comentários :

Postar um comentário