
![]() |
Visão geral da ornamentação do círio, logo ao lado da entrada principal do tps do Aeroporto Internacional de Macapá. |
Pois
bem, tratei de procurar logo a loja da Sete pra efetuar o pagamento da
passagem. Antes mesmo de entrar na loja, expliquei a situação a gentil
atendente que estava do lado de fora, e imediatamente ela me levou até o
balcão de check-in, pois lá mesmo que eu pagaria o valor da passagem. Detalhe para a loja da companhia, que havia sido inaugurada no mesmo
dia e ainda estava um pouco improvisada, mas que aos poucos vai recendo
melhorias.
Informações no check-in. |
![]() |
Cartão de embarque do voo SETE 6427. Uma coisa que não via há muito tempo no Brasil: Assentos livres. |

Nas informações de voo, já aparece a SETE no meio de Tam e Gol. O voo 6422 vindo de Belém e Monte Dourado estava previsto pra chegar em Macapá as 08h05 e o voo 6426 (O meu voo) vindo de Belém estava previsto para as 17h55.

Enquanto
aguardava o horário do voo, subi ao terraço, um dos poucos ainda sem
vidro no Brasil. De lá acompanhando a escuta aérea, ouço e observo o
SETE 6422 na final da pista 08, procedente de Monte Dourado.
![]() |
Solo as 08h00, cinco minutos antes do previsto. Agora sim, oficialmente a SETE já operava em Macapá. Bem vinda! |
Aproveitando
a bela luz natural das manhãs no aeroporto, fiz alguns registros do
Embraer-120 Brasília, PR-STI, fabricado em 1992.
![]() |
Livrando via taxiway B, pois a A está interditada desde o ano passado. |
![]() |
Posição Tango 3 pro SETE. |

Extamente
as 08h23 começou o primeiro embarque pra voos da SETE em Macapá. E lá
vamos nós para o Brasília. Mas antes, paradinha para foto, afinal, este
momento teria que ser registrado.
O embarque nos Embraer-120 é feito somente pela porta da frente. |
![]() |
No detalhe o motor da ave. |
A
bordo do Brasilia, na sua configuração 1-2. Escolhi a poltrona da
janela, na fileira 7, uma a frente da saída de emergência. A o bordo do
Brasília, estávamos os 10 embarcados em Macapá, mais 6 passageiros
provenientes de Monte Dourado que seguiriam para Belém, além da
tripulação, que me perdoem, esqueci os nomes e não anotei. Pois bem,
portas fechadas, instruções de segurança dadas, seguimos táxi para a
cabeceira 08, de onde decolamos pontualmente as 08h33.
A decolagem podemos ver no vídeo:
Decolados de Macapá, curva a direita na proa de Belém.
A
bela Macapá. Na foto é possível observar a área da orla da cidade e a
Fortaleza de São José, eleita uma das 7 maravilhas do Brasil.
![]() |
Sobrevoando os rios e florestas da Ilha do Marajó. |
Aproveitando que a comissária foi até a cabine, tentei uma foto de lá de dentro:
Eis que é servida a merenda, uma das melhores partes do voo. Suco de maracujá em caixinha e cesta personalizada da SETE.
Foram
servidos amendoim, uma barra de chocolate Nestlé, uma barra de cereal
Hershey's, além de um bombom de caramelo. Eu, chocólotra assumido,
adorei.
A
bordo do avião, haviam revistas ''Charme''. Acho que é de Goiânia. Uma
curiosidade é que a revista muda de lado. Uma capa é pra cima, e a outra
é pra baixo. Na metade da revista, você tem que virá-la de ponta cabeça
pra seguir lendo, hehe.
![]() |
Safety Card da SETE, com as instruções do Brasília. |
Que me desculpe a SETE, mas este não podia faltar na coleção. Perdão mesmo!
![]() |
Estabilizados no nível de voo 170. |

Algumas pequenas marcas do tempo no PR-STI, mas nada que incomodasse. Pelo contrário, o avião estava muito bem cuidado.
Mesinha fechada, que vamos iniciar descida para BEL.
![]() |
Reduzindo a potência dos lindos motores do Brasília para a descida. |
![]() |
Atravessando a baía do Guajará, e avistando a linda Belém. |

O pouso vocês podem ver no vídeo:

![]() | ||||
Detalhe das poltronas azuis do PR-STI. |
Um belo avião, além de bonito, é super confortável e bem cuidado.


Muito bom, valeu mesmo, vou publicar um resumo no blog...
ResponderExcluirAbraços...
Excelente relato! As fotos ficaram muito bem feitas e o texto bem escrito. Parabéns! Estou curtindo bastante o blog!
ResponderExcluirExcelente reportagem. Parabéns! (Fui um dos pilotos da empresa e voei o STI).
ResponderExcluir