EPTA Macapá: Há 18 anos garantindo a segurança e a vigilância do espaço aéreo

Inaugurada em 2001, a Estação Prestadora de Telecomunicações Aeronáuticas - EPTA, do Aeroporto Internacional de Macapá, ou para os mais íntimos, a "Torre de Controle", exerce importante função para a segurança e vigilância do espeço aéreo na capital amapaense e redondezas.


A Torre, como é conhecida popularmente, em Macapá, se divide em dois órgãos: o Controle de Aproximação (frequência 119.00), que é responsável pelo controle de tráfego aéreo e de informação de voo às aeronaves que voam dentro de uma TMA ou CTR e a Torre de Controle propriamente dita (frequência 118.00), que coordena os tráfegos que pousam e decolam do Aeroporto Internacional.


Funcionando 24 horas por dia na prestação de serviços de coordenação de tráfego, a EPTA Macapá atua de maneira convencional (sem radares), podendo operar voos VFR e IFR, dispondo de auxílio VOR e gerenciamento de strips eletrônicas pelo programa SGTC, podendo fornecer informações meteorológicas aos aeronavegantes, fornecidas por três estações de superfície, bem como prestando auxílios a pilotos para elaboração de plano de voo, mesmo que não mais os receba manualmente pela extinta sala AIS, uma vez que somente são recebidos via internet, telefone ou aplicativos. 

Na última quarta feira, a convite do controlador Frederico Carvalho, a equipe do UZ7 visitou a Torre de Controle, onde pudemos conhecer o trabalho dos profissionais que exercem a grande responsabilidade de prover a segurança do tráfego aéreo, bem como desfrutar da privilegiada vista e registrando o tráfego do dia. Confira os registros: 

























0 comentários :

Postar um comentário