[FLIGHT REPORT] Voo inaugural da Azul para Macapá com o Embraer 195


Olá amigos! Após alguns meses finalmente postaremos o Flight Report do voo inaugural dos Embraer 195 Azul para Macapá. Trata-se do voo AD4186, que decolou de Belém para a capital amapaense, pela primeira vez operado com jato Embraer, no dia 9 de junho.
A passagem (somente de ida) foi comprada cerca de três semanas antes do voo ao preço de R$ 109.90, no próprio site da Azul, através de boleto bancário. O procedimento de compra foi prático, rápido e seguro.



Chegado o dia do voo, cheguei ao Aeroporto Internacional Val de Cans, em Belém ao meio dia em ponto. Me dirigi diretamente ao totem da Azul, no lado oposto aos balcões de check in da companhia. Digitei o localizador e rapidamente imprimi o cartão de embarque, inclusive com a pontuação lançada no programa Tudo Azul.
Com o cartão de embarque em mãos, fui até a fila de despacho de bagagens, que aliás, estava bem tranquila, somente com um passageiro a minha frente. Apresentei a carteira de identidade e fui rapidamente atendido pelo gentil funcionário da Azul.
Bagagens despachadas, dei um rápido passeio até o a loja de chocolates e ao terraço panorâmico do aeroporto, onde vi chegar a aeronave que cumpriria o voo até Macapá, o PR-AYW, aeronave com quatro anos de uso, entregue à Azul no final de setembro de 2011 e batizada como "Vento Azul".

PR-AYW

Vento Azul


Após a passagem da aeronave, me dirigi à sala de embarque. Naquela tarde o movimento era tranquilo no Aeroporto Val de Cans.
Visão geral do saguão do SBBE

Na tela de voo da Infraero, o voo 4186 aparecia com um pequeno atraso de seis minutos. Já na sala de embarque e me dirigi ao portão 4, no qual já aguardavam algumas dezenas de passageiros.


Às 13h em ponto iniciou o primeiro embarque o AD4186 para Macapá. Primeiramente idosos, gestantes, passageiros com crianças e passageiros Tudo Azul Safira.



Meu assento, previamente marcado, era o 28A, uma janela nas últimas fileiras do lado esquerdo da aeronave:

28A

O embarque, como de praxe, foi um pouco demorado, o que atrasou o voo em mais alguns minutos. Enquanto aguardava a saída, pude me entreter com o sistema de tv à bordo ao vivo, oferecido pela SKY:



Finalmente às 13h27, com avião lotado e com poucas poltronas livres, iniciamos o táxi até a cabeceira da pista 06 do SBBE:

Visão do pátio principal na tarde 9 de junho

Alinhado na 06

Às 13h33 alinhamos e decolamos, com curva à esquerda, aproando a aerovia UZ7, que dá nome à este blog:








Pouco após a decolagem os comissários passaram para anotar individualmente qual o pedido de bebida de cada passageiro no serviço de bordo, que logo começou. Como eu estava em uma das últimas poltronas, iria ser um dos últimos a receber o lanche. Aproveitei para conferir a rota do voo na tela de entretenimento da poltrona e conferir a paisagem na janela:







Com pouco mais de meia hora de voo, já em descida e muito próximos à Macapá, recebi os famosos snacks da Azul e um copo de Coca Cola. Tive que comer com muita um pouco de pressa, pois já estávamos no procedimento de pouso, e nós, passageiros das últimas fileiras, estávamos com as bandejas ainda abaixadas, e comendo.





Às 14h11 tocamos o solo amapaense. Pela primeira vez a Azul operava oficialmente um voo regular com o Embraer 195 no Aeroporto Internacional de Macapá:









Paramos na posição T2, ao lado do A320 da TAM que cumpre o voo de Macapá à Brasília. Aguardei o desembarque dos demais passageiros para tentar fotos da cabine vazia e do cockpit, pedindo à tripulação. Pedido gentilmente aceito:





No cockpit fui muito bem recebido pelo comandante, que foi muito simpático e solicito ao atender este entusiasta que vos escreve. Um detalhe interessante é que durante o voo não houve nenhuma menção ao fato deste voo ser o primeiro com Ejet para Macapá. A tripulação nem sequer sabia deste fato. 
Enfim o desembarque:




Em Macapá o desembarque é feito sem pontes, o que ainda permite um contato visual mais próximo com os aviões, que, para quem gosta de aviação, é sensacional! Após uma longa espera pela bagagem na esteira, finalizo este flight report.


Vamos à avaliação:

Compra: Procedimento prático e rápido. Nota 10.
Atendimento pré-embarque e check in: Cartão de embarque retirado no totem e bagagem despachada sem filas. Nota 10.
Embarque: Respeitadas as prioridades, porém um pouco lento, o que atrasou o voo em alguns minutos. Nota 7.
Serviço de bordo: Um pouco lento, talvez pela inexperiência da tripulação na rota. Tive que comer com pressa, sem ter o lixo recolhido. Nos voos seguintes na rota, o serviço de bordo foi suspenso justamente pela falta de tempo para realizá-lo. Nota 6.
Tripulação: Muito profissionais e solícitos. Nota 10.
Avião: Impecável. Nota 10
Entretenimento a bordo: A tv ao vivo é um diferencial. Nota 10.
Voo: Sem turbulências e bem rápido. Nota 10.
Desembarque: Rápido por ser feito pelas duas portas. Porém a demora para recolhimento de bagagens é um mal que aflige todas as companhias em Macapá. Nota 7.


Em breve, mais Flight Reports!
Embarque com a gente ;)



6 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem.

    Existe algum espaço no blog para publicações de usuários, para que qualquer pessoa possa contar alguma história a respeito do assunto???

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Viajem recentemente pela Azul para Belém e o voo foi exelente. fizeram o serviço de bordo rapido , todos os passageiros comeram e tiveram os lixos recolidos. o serviço de tv ao vivo foi uma ideia incrivel . desponibilizaram fones de ouvidos , os comissarios muito solicitos. foi o melhor voo que fiz , pra mim a Azul é a melhor. agora em Janeiro volto para Macapá e , claro com Azul. ❤ parabéns pela postagem , adoro esse site . genial !!

    ResponderExcluir