Caros leitores, no último 16 de fevereiro fiz uma viagem até Santiago do Chile partindo de Macapá. No ato da reserva feita por pontos TAM Fidelidade, verifiquei a possibilidade de voar no mais recente voo inédito da TAM à partir de Macapá: o JJ3529 que decola diretamente para Brasília, onde eu faria conexão para o Galeão e posteriormente Santiago. Passagem marcada, vamos ao que interessa!
O tão esperado dia 16 de fevereiro começou cedo para que pudesse organizar os último detalhes da longa viagem ao Chile que se estenderia até o Perú e à Colômbia. A primeira etapa, a qual narro neste post, seria no voo direto de Macapá até Brasília. Por volta de 12h45 tive a primeira boa surpresa do dia, vi nos céus de Macapá a aproximação do A320 PR-MYF que cumpriu o voo JJ3528 de Brasília até Macapá, e seria o mesmo que faria o voo de regresso até a capital federal. Trata-se do único Airbus A320 da TAM que ostenta pintura alusiva à aliança OneWorld, da qual a companhia aérea brasileira faz parte. Oportunidade ótima para registrar mais uma aeronave diferente por estas bandas.
Em Macapá o dia estava bastante ensolarado, com céu claro e calor. Cheguei no aeroporto por volta das 13h e encontrei uma longa fila no check-in da TAM, porém como já havia o feito, me dirigi à pequena fila de despacho de bagagens, onde não perdi mais que cinco minutos.
Já com as bagagens despachadas até o Galeão e cartão de embarque impresso até o Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago, passei rapidamente pelo raio-x e me dirigi à sala de embarque do aeroporto de Macapá, que estava com uma grande quantidade de passageiros por se tratar de horário de pico, onde há voos de TAM, Azul e Gol.
Inciado o embarque por volta das 13h20, rumei para a fila das poltronas de numeração 15 à 29. Em Macapá ainda temos a peculiaridade de não haver pontes de embarque no aeroporto, o que permite o embarque à pé, o que pra quem gosta de ver os aviões de perto, é excelente.
![]() |
| Embarque à pé em Macapá |
![]() |
| PR-MYF: Pintura OneWorld |
Meu assento neste voo seria o 28F, portanto para facilitar o embarque (e também é claro para passear um pouco mais pelo pátio), embarquei pela porta traseira da aeronave.
![]() |
| Escada na porta dianteira aguardando os passageiros |
![]() |
| Embarque pela porta traseira |
Finalizado o embarque, tive o pequeno privilégio de ter a a poltrona ao lado vazia, o que dá um pouco mais de conforto, principalmente para pôr câmera, fone de ouvido, celular, objetos de todo viajante.
O comandante (o qual infelizmente não recordo o nome) deu as boas vindas aos passageiros, informou sobre alguns detalhes do voo, como a duração de 02h45 de viagem, o tempo em rota bom até Brasília, que estava com céu encoberto naquele momento. Iniciamos push back e táxi ao mesmo tempo que os comissários davam as instruções de segurança, dentro da normalidade.
Como eu não estava com o rádio em mãos, não sei dizer a que altitude voamos, aeródromo alternativo, autonomia e POB, mas calculo que algo em torno de 145 a 160 passageiros, um número muito bom, voo quase lotado.
Seguimos táxi pelo pátio até a taxiway A e cabeceira 08 para backtrack e decolagem.
![]() |
| Backtrack na cabeceira 08 |
Após cinco minutos de táxi, decolamos às 14h15, com 12 minutos de atraso em relação ao horário original, que foram compensados em voo.
Decolamos com a tradicional curva à direita, um pouco mais acentuada em relação aos voos para Belém, sempre com a bela visão da cidade de Macapá e do majestoso Rio Amazonas:
![]() |
| Bairros do Laguinho, Jesus de Nazaré e Pacoval |
![]() |
| Bairro do Perpétuo Socorro "P. Help" |
![]() |
| Orla de Macapá e sua imponente fortaleza, às margens do Rio Amazonas |
Após 45 minutos de voo, já mais ou menos após Tucuruí, no Pará, foi iniciado o serviço de bordo com uma bandeja de "snacks à bordo" que desanimava qualquer passageiro que ainda não havia almoçado.
O banquete, acompanhado de Coca-Cola, Coca-Cola Zero, suco de laranja (acabou) ou água, era composto por um bolinho de baunilha e chocolate, bolacha cracker "Levíssimo" e um Poleguinho, como vemos na próxima foto:
![]() |
| Serviço de bordo padrão TAM |
Recolhido o lixo do serviço de bordo, eu e a maioria dos passageiros ficamos acompanhando as pegadinhas que passavam nas telas de entretenimento da aeronave. Na falta de entretenimento individual, na minha opinião, as pegadinhas acabam sempre sendo a melhor opção. Por toda a aeronave ouvia-se gente gargalhando alto. Ponto pra TAM!
![]() |
| Entretenimento à bordo |
Já à altura do estado do Tocantins o voo ganhou um pouco mais de emoção com um pouco de turbulência e desvios. O aviso de atar os cintos foi ligado, porém sem nenhum inconveniente.
![]() |
| Aviso de atar os cintos ligado |
![]() |
| Rota no mapa |
Exatamente às 16h23 inciamos a descida para o pouso em Brasília, onde já víamos mais nuvens escuras e sentimos um pouco mais de turbulência durante a aproximação.
![]() |
| Chegada em Brasília |
Logo, após curva à esquerda, iniciamos a aproximação final para o pouso na pista 11L do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, com chuva nas vizinhanças.
Tocamos o solo da capital federal às 16h40, adiantados em vinto minutos, mesmo com o pequeno atraso na decolagem em Macapá.
Seguimos táxi até o pier sul, onde acoplamos numa das pontes de embarque num dos novos e moderníssimos terminais domésticos do aeroporto de Brasília.
AVALIAÇÃO FINAL:
Reserva e compra: Tudo pelo site da TAM emitido por pontos Fidelidade. com boas opções de voos, apesar de ter demorado um dia inteiro para chegar à Santiago. Site muito simples e prático: Nota 9
Atendimento e embarque em Macapá: Fila de check-in muito grande devido à estrutura do terminal de Macapá, porém a fila de despacho de bagagens funcionou muito bem. Funcionários cordiais, educados e solícitos. Embarque organizado na medida do possível considerando-se a desorganização e má educação de alguns passageiros. Nota 8
Serviço de bordo: Sinceramente já não esperava muito do serviço de bordo da TAM, que desabou em qualidade nos últimos anos. Porém para um voo de mais de 2 horas e meia de duração, poderia haver um algo à mais, talvez um sanduíche e mais opções de bebida. Nota 6
Entretenimento à bordo: Revista TAM nas Nuvens e vídeos de propagandas e pegadinhas nos monitores. Deu pro gasto, porém dei sorte de ter voado em uma aeronave um pouco mais moderna. Nas aeronaves mais antigas nem sempre os monitores funcionam. Nota 7
Tripulação: Nada a reclamar, serviço no padrão TAM. Todos muito educados e atenciosos com os passageiros. Nota 9
Pontualidade: Pequeno atraso em Macapá e pouso adiantado em Brasília. Nota 10
Atendimento e desembarque em Brasília: Desembarque um pouco demorado por ter sido feito pela ponte, somente pela porta dianteira. Na medida do possível tudo ok, funcionários de solo prestativos. Nota 8
Média: 8,1. Gostei muito do voo. É a melhor opção para quem viaja de Macapá para o Sul, Sudeste e alguns estados do Nordeste. Sem dúvida uma grande economia de tempo, com preços razoavelmente justos para a rota. Indico e voaria de novo!
Em breve mais Flight Reports. Abraços!
























0 comentários :
Postar um comentário