SBMQ: Bandeirante "Oiapoque" de volta ao hangar




Este dia (21) certamente deverá ser um dia a ser lembrado na história da aviação local amapaense, pois, foi reincorporado ao patrimônio estadual o avião bandeirante modelo EMB-110P1, fabricado em 1987 e então registrado como PT-SHW e logo entregue ao recém-criado Estado do Amapá em findos de 1989.
Depois do voo de retorno o EIX já no hangar

Se voltarmos um pouco na história, vamos encontrar relatos de uma frota bem estruturada no então Territorial Federal, chegando ao número de cinco aeronaves no hangar – “... Transportar autoridades, levar atendimento médico a regiões longínquas do Território, essas eram algumas das funções das aeronaves governamentais, na época...” (Trecho de reportagem de Gabriel Fagundes, Tribuna Amapaense).

O Estado chegou, e o descaso com o aparato aeronáutico acompanhou, ao ponto de desde 2009 não termos sequer uma aeronave em condições de voo. O “Oiapoque” foi o segundo Bandeirante da frota, o primeiro, o PT-FDL chegou em 1983 e está parado no hangar do governo a bastante tempo, sendo retirado de operação definitivamente no ano de 2003, segundo dados disponíveis no endereço eletrônico do aeromuseu (www.aeromuseu.com.br).

Ainda recordo quando em findos de 2008 (salvo engano) o EIX voltava a figurar entre os tráfegos na terminal de Macapá, porém, apenas por um curto espaço de tempo, após o longo período estocado em Belém, logo sumira da fonia e do hangar do estado e em conversa com um desconhecido num certo dia no aero ficava sabendo que o mesmo teria ido para a sede da Embraer realizar um check “C” e não retornara até aquele dia.

O tempo passou, e enfim na tarde de sol deste 21 de novembro, o PP-EIX retornou ao Hangar do Estado pronto para desbravar pelos ares amazônicos, e conforme declarações do Chefe da Divisão de Transportes Aéreos da Secretaria de Estados, concedidas à Agencia Amapá, Cmt. Victor Jr, acarretará economia aos cofres públicos principalmente com os serviços a Secretaria de Saúde.

A aeronave está muito bem conservada e logo estará de volta a fonia na terminal. Seguem as imagens:

PP-EIX

Nome de batismo do IX

EMB 110P1

Detalhe para a inscrição "EXPERIMENTAL"

"zero bala"

Brasão do Estado na cauda

"Peixe"
 E ele voltou!!!

Dados e informações retiradas dos sites:
www.aeromuseu.com.br
www.tribunaamapaense.blogspot.com.br
www.agenciaamapa.com.br

Fotos: Rafael Freitas
Texto: Fabiano Ferreira

1 comentários :