Primeiro ATR 72-500 da MAP em translado via Macapá

Neste primeiro dia de 2019 pousou em Macapá um ATR 72-212A, popularmente conhecido como ATR 72-500. A aeronave, que já ostenta matrícula brasileira PR-MPW, está em translado para Manaus-AM, onde será entregue à sua nova operadora, a companhia amazonense MAP Linhas Aéreas, reforçando a malha na região Norte.



O translado do MPW começou no dia 29 de dezembro, na França, partindo do aeroporto Francazal (ICAO LFBF), onde estava estocado. De Francazal a aeronave percorreu uma curta distância até o Aeroporto Internacional de Toulouse Blagnac (LFBO), onde fez os trâmites burocráticos para deixar o território francês rumo à Las Palmas, na ilha canária de Gran Canária (GCLP), onde pernoitou. Já no dia 30, o MPW rumou para Cabo Verde, onde pousou no Aeroporto Amilcar Cabral (GVAC), em Espargos, na Ilha do Sal. Já no dia 31, o ATR finalmente aproou o Brasil, partindo rumo ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (SBNT), nos arredores de Natal-RN, onde passou o reveillon. Já na manhã deste 1º de janeiro o novo ATR "brasileiro" decolou do aeroporto potiguar por volta de 12h30, aproando Noroeste até Macapá, onde pousou às 16h25.


O PR-MPW, de serial 682, fez seu primeiro voo em 2003 e ostenta praticamente toda o esquema de cores da sua antiga operadora, a Air Caraibes, para a qual operou de julho de 2003 à março de 2018 como F-OIJH, antes de ser estocado em Francazal aguardando novo operador.

A aeronave tem previsão de seguir para Manaus entre os dias 2 e 3 de janeiro, sendo entregue à MAP como sétima aeronave de sua frota que ainda conta com dois ATR 72-200 e quatro ATR 42-300. Na capital amazonense, é esperado que o MPW receba a pintura MAP antes de começar a operar pelos céus da amazônia, reforçando a malha da companhia manauara.

O ATR 72, fabricado pela ATR Aircraft, é um dos aviões mais bem sucedidos da história quando se fala em rotas regionais, sendo utilizado por diversas empresas mundo à fora, já tendo mais de 1000 unidades produzidas de 1988. A versão -500 tem capacidade para até 72 passageiros e alcance para até 1650 km, e é um modelo considerado econômico pelos seus operadores. Além da MAP o modelo é bastante utilizado no Brasil por outras empresas como Azul e Passaredo.

Confira os registros:



























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