Hoje trazemos mais um Flight Report no site! Dessa vez, embarcamos no Airbus A320 da Latam entre Belém e Miami. Nosso leitor José Levy fez esse voo no final do ano passado e contou como foi sua experiência na rota. depois do downgrade de equipamento. Agradecemos a contribuição, Levy!

|
No final de setembro consegui uma promoção de 40.000 mil pontos ida e volta pra MIA, saindo de Belém via GRU. O Trecho BEL-MIA seria operado pelo Airbus A321 e o GRU-MIA pelo 777-300ER. Emiti pelo site do Múltiplus sem problemas, restava agora esperar pelo dia 21 de outubro. Alguns dias antes eu me dei conta que a partida seria em um sábado o mesmo dia do voo direto BEL-MIA, o qual não pude escolher pelo valor 3x mais caro que via GRU. Entrei em contato com o pessoal da Latam no aeroporto de Belém e eles me informaram que se houvesse assentos vagos no voo naquele dia, me transfeririam sem problema algum.
Chegado o dia, fui ao aeroporto pela manhã para confirmar se eu iria no voo direto, e para minha felicidade a funcionária fez a transferência sem problema. Embarque estava para as 12h00 e decolagem 13h55 (horário de Belém) 14h55 horário de Brasília. Retornei ao aeroporto por volta do meio-dia, o check-in da Latam estava sem filas fazendo com que tudo fosse foi rápido, mala despachada e cartão de embarque na mão, meu assento hoje seria o 22A (janela). Embarque pelo acesso internacional próximo ao portão 06, meio acanhado e meio confuso com o fluxo de passageiros, após passar pela Policia Federal, dei uma olhada no Duty Free de Belém, confesso que não há nada de mais, e preços meio salgados.
|
 |
Polícia Federal. Espaço muito pequeno! |
 |
Duty Free |
Às 13h00 em ponto chamaram para embarque as prioridades legais e comercias, e logo em seguida todos os demais passageiros poderiam embarcar sem distinção de assento. Conferência nos passaportes e vistos antes de entrar no avião e alguns funcionários fazem algumas perguntas do tipo, “você mesmo que fez sua mala?”, questão de segurança para voos pros EUA.
 |
Sala de Embarque Internacional |
 |
Embarcando pela ponte 6. Chuva! |
Dentro do avião, uma pequena bagunça, pois alguns passageiros haviam adquirido o assento conforto que já estava ocupado, mas tudo resolvido pelo pessoal de solo. Um kit com travesseiro, manta e fone de ouvido estavam nas poltronas.
 |
Kit Com travesseiro e manta |
Às 13h40 as portas foram fechadas, procedimento de segurança nas telas mas ficamos parados até 14h00. O Comandante então informa que devido à greve dos controladores de voo na Guiana Francesa, nosso plano de voo teria que ser alterado e que a coordenação de voo da Latam em São Paulo já estava trabalhando nisso. Não poderíamos sobrevoar o território ultramarino francês naquela tarde, sairíamos do Brasil pelo Suriname.
A porta principal da aeronave foi reaberta, e o Comandante informa que a aeronave seria novamente reabastecida para compensar o desvio que seria feito, pediu desculpas e informou a previsão de 6 horas e 20 minutos de voo. Uma hora depois, portas fechadas e a tripulação faz outro briefing de segurança informando que agora estávamos autorizados. Exatamente às 15h00 foi iniciado o push-back e acionamento dos motores do Airbus A320 (PR-TYF).
 |
Finalmente com os motores acionados para partida! |
Em poucos minutos alinhamos na pista 06 e iniciou-se a corrida de decolagem. Particularmente, pensei que pelo peso, usaríamos toda a extensão da pista, mas para minha surpresa deixamos o solo poucos metros após a intercessão com a pista 02/24, ganhando altitude rapidamente e curvando à esquerda deixamos Belém pela Baia do Guajará com destino a MIA.
Após 1h30 de voo, a tripulação iniciou o serviço de bordo com 2 opções de refeições frias: Rostbife com salada e sanduiche de peito de frango. Optei pelo frango e não me arrependi, sanduíche grande e saboroso. Servido na bandeja com prato de louça e acompanhado de mousse de chocolate. As bebidas eram refrigerantes, água, sucos, cerveja e vinho branco ou tinto. A tripulação ofereceu a opção de repetir o prato e bebidas, ponto para os comissários da Latam que foram extremamente solícitos e educados.Após o serviço, passaram servindo chás, café e balas de chocolate.
 |
Sanduíche de Frango |
 |
Rosbife |
 |
Café após o almoço |
Após recolhido, a cabine foi totalmente escurecida. Hora de tirar um cochilo!
O espaço entre poltronas desse avião em questão estava etiquetado como B segundo a ANAC, mas dormi sem problema nenhum mesmo com meus 171cm de altura. Durante todo o voo, foram disponibilizadas escovas e creme dental, máscara para dormir e meias.
 |
Fim de mais um dia! |
Já era noite sobre o caribe, consegui avistar as luzes de algumas ilhotas, pelo Latam Entertainment vi que estávamos sobre as ilhas Turks and Caicos. Uma hora depois, o Comandante avisa que em minutos iniciaríamos a descida para Miami, 13 minutos adiantados no horário previsto.
 |
Aproximação final em Miami! |
Sobre as Bahamas, luzes da cabine acessas a tripulação passa recolhendo copos, jornais e outros objetos para o pouso, mantas e travesseiros deveriam ser acomodados nos bins.
Avistei as luzes de Miami entre algumas nuvens, speed brakes acionados e flaps baixados de uma só vez, curvamos à direita sobre Doral-Florida para alinharmos na pista 09 de MIA. Toque suave, sem reverso acionado o avião desacelerou e finalmente a comissária chefe anuncia as boas-vindas a Miami. No total foram 6h07 de voo entre Belém e Miami.
Desembarque rápido, alguns cães do United States Homeland Security aguardavam no portão e cheiravam cada passageiro. Já na fila da imigração, foram instalados alguns totens de auto atendimento onde é possível tirar as impressões digitais e a foto para ser apresentada ao oficial. Imigração rápida e em menos de 1 hora desde a chegada já estava na esteira 4 retirando a bagagem. Welcome to Miami!
 |
Corredor que leva à Imigração |
No meu ponto de vista o voo foi bom, voltei pro Brasil via GRU e a tripulação não se comparava em termos de gentileza e simpatia. O A320 estava limpo, e com a poltrona do meio desocupada foi mais confortável, vale lembrar que muitas poltronas do meio vão vazias pois o avião não pode decolar 100% ocupado. Gostei do voo direto de A320, já tive oportunidade de ir no 767 mas confesso que a diferença pra quem vai na econômica não é tão grande. A tripulação dos A320 são mais solicitas e simpáticas que dos aviões wide-body da Latam.
Porque nao pode decolar com todos os assentos ocupados?
ResponderExcluirPor causa da distância. A aeronave não pode ir com carga máxima. Tem que ir mais leve
Excluir