Aeroportos do Norte recebem luminárias mais econômicas nas pistas de taxiamento

        As pistas de taxiamento dos aeroportos de Belém, Santarém, Carajás e Altamira (PA), Imperatriz (MA) e Macapá (AP) estão recebendo novas luminárias para o balizamento noturno de suas operações. A Infraero iniciou a instalação de equipamentos com a tecnologia LED (Light-emitting Diode, ou, em português, diodo emissor de luz).
      
      As novas luminárias gastam 80% menos energia, são até dez vezes mais duráveis e possuem acionamento imediado, dispensando o pré-aquecimento das lâmpadas incandescentes, o que resultará em economia tanto no consumo de energia quanto na reposição de materiais.
      
     No total, serão instaladas 366 luminárias, distribuídas entre os seis aeroportos, com um investimento de R$ 320 mil. Em Imperatriz, a implantação do equipamento foi concluída nesta segunda-feira (22/4), quando o aeroporto recebeu 21 luminárias.
 
      O Aeroporto Internacional de São Luís/Cunha Machado (MA) também recebeu o novo sistema. No terminal da capital maranhense, que serviu de teste para o projeto, foram instaladas 84 luminárias em março. Os mesmos equipamentos também passaram a ser adotados anteriormente em Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).

      “Com a experiência em São Luís, demos andamento à instalação das luminárias em outros aeroportos da Regional Norte. A instalação nos terminais do Maranhão, Pará e Amapá deve ser concluída em junho de 2013”, destacou o gerente de Manutenção da Regional Norte, Walter Andrade.

   Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero

0 comentários :

Postar um comentário