segunda-feira, novembro 30, 2020

Airbus A320neo rosa da Azul com adesivagem especial em Macapá

 Após alguns meses sem cumprir voos para Macapá, o PR-YRS, o A320neo cor de rosa da Azul pousou na capital amapaense na madrugada desta segunda. A aeronave cumpriu o  vooAD4234,  procedente de Belém, que pousou às 05h e o voo AD4235, que retornou à capital paraense às 06h25. 

A aeronave, que já ostenta pintura cor de rosa em alusão à campanha de combate ao câncer de mama, ganhou adesivagem especial relativa aos 10 anos da campanha, com a frase "Quem se cuida, voa mais longe". 

Confira os registros, por Vladimir Mateus:







domingo, novembro 22, 2020

Airbus A319 presidencial da FAB em Macapá

 Neste sábado o Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve em Macapá para ligar os geradores  termoelétricos contratados para restabelecer a eletricidade no estado. Desta vez, diferentemente da primeira visita de Bolsonaro ao Amapá, o presidente chegou em Macapá à bordo do Airbus A319 VC-1A (FAB2101). A aeronave tocou o solo amapaense no início da tarde.

Minutos mais tarde, o Embraer 190 VC-2 (FAB21020) "Bartolomeu de Gusmão", também pousou no SBMQ trazendo parte da comitiva presidencial. 

Confira os registros, por Diogo Jucá e Maksuel Martins:

segunda-feira, novembro 16, 2020

Learjet 40 em Macapá

 Na última terça feira pousou no Aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá, um Learjet 40 da empresa de táxi aéreo Tropic Air. O jato, de matrícula PR-BCC foi flagrado pelo spotter Vladimir Mateus antes de prosseguir para Congonhas, em São Paulo. Confira os registros:












domingo, novembro 15, 2020

Crise de energia elétrica no Amapá: A ajuda que vem dos céus

 A crise de energia elétrica que afeta o estado do Amapá caminha para a segunda semana sem que a população ainda possa voltar à sua rotina, isto é, ainda sem o restabelecimento pleno da luz, uma vez que algumas regiões da cidade de Macapá e do interior do estado ainda enfrentam rodízio. 

O blackou tomou proporções grandes e foi notícia em todo o país. Enquanto a população aguarda pelas soluções que nem sempre são ágeis e dependem de boa vontade política, ações paliativas tentam amenizar o sofrimento do povo amapaense, como no transporte de geradores feito pelo KC-390 da FAB que você viu em dois posts no nosso site: http://www.uz7spotting.com.br/2020/11/embraer-kc-390-pela-primeira-vez-em.html e http://www.uz7spotting.com.br/2020/11/kc-390-fez-novo-voo-macapa-confira.html, e no transporte de copos de água, trazidos em voo cargueiro da Azul. .

Além do KC-390 da FAB e do Boeing 737-400F da Azul Cargo, a ajuda chegou pelos ares em outras aeronaves. A própria Azul organizou uma grande campanha de doação de donativos em Belém, sendo umas das primeiras ajudas vindas de fora do Estado, com auxílio da Força Aérea Brasileira, conforme vemos nas fotografias gentilmente cedidas por Edson Fogel:

quinta-feira, novembro 12, 2020

Boeing 737-400 cargueiro da Azul pousa pela primeira vez em Macapá

 Na manhã desta quarta feira (12), pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Macapá um voo puramente cargueiro da Azul. O Boeing 737-400F de matrícula PR-AJY, da Azul Cargo, cumpriu os voos AD9902 e AD9903, entre Campinas e a capital amapaense.

O AJY tocou o solo do SBMQ por volta das 10h45 da manhã, com carga de copos com água destinados a abastecer a população amapaense, que ainda sofre com a crise de energia elétrica que afeta o estado há uma semana. A aeronave decolou para Campinas às 14h45.

Confira os registros, por Marcondes Pereira, Vladimir Mateus e Diogo Ferreira:





















terça-feira, novembro 10, 2020

KC-390 fez novo voo à Macapá. Confira fotos diurnas!

 Depois do primeiro pouso em solo amapaense na madrugada do último domingo, o Embraer KC-390 Millennium, fez novo voo para o Aeroporto Internacional de Macapá nesta segunda (09). 

Ainda trazendo suprimentos de auxílio à população amapaense em virtude do caos elétrico pelo qual o estado vem passando, o FAB2854, do Esquadrão Zeus, tocou o solo da pista 08 do SBMQ por volta das 13h, procedente de Belém. Às 15h30 a aeronave regressou à capital paraense.

Confira os registros, por Diogo Jucá Ferreira:


















domingo, novembro 08, 2020

Embraer KC-390 pela primeira vez em Macapá

Na madrugada deste domingo (08) pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, um Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira. Juntamente com um Lockheed C-130 Hércules, do Esquadrão Gordo, o KC390, pertencente ao Esquadrão Zeus, participa da missão de transporte de 14 toneladas de equipamentos, incluindo geradores, que irão auxiliar na crise energética em que vive o estado do Amapá há cinco dias.

O FAB 2854 decolou da Ala 2, em Anápolis (GO), às 13h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 1, em Brasília (DF), onde pousou às 13h30, para carregamento e transporte de 1.200 unidades de baterias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que serão utilizadas nas urnas para as Eleições 2020, totalizando 2,68 toneladas. A decolagem da Ala 1 foi às 17h55 e o pouso na Ala 8, em Manaus (MN), às 21h, quando dois geradores, com total de 11,4 toneladas, foram carregados. A aeronave pousou em Macapá (AP) às 00h40 deste domingo (08).

De acordo com a FAB, a Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário. A previsão é que sejam transportadas, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.

O piloto do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, comentou a atuação na missão. "É muito importante prestar este apoio e saber que a Força Aérea, nas asas do KC-390 Millennium, pode transportar parte da solução dos problemas que afetam o estado. Assim, comprova também a pronta-resposta para atendimentos das necessidades da Nação", disse o Oficial.

A Força Aérea Brasileira, através de seu Facebook, publicou um vídeo da operação que pode ser visto aqui.

Confira os registros, por Fabiano Ribeiro Silva: